Porto de Itajaí
O Porto de Itajaí é o único do Brasil que possui um píer turístico exclusivo para passageiros de Transatlânticos. Inaugurado em 2000, o píer visa atrair navios de passageiros como forma de incrementar a atividade turística na cidade e região. Com dolfins de atracação e amarração terminal de passageiros, plataformas de embarque e desembarque, instalações para a administração, salas para a Receita Federal e Polícia Federal e acessos, além de toda uma infra-estrutura básica, o local é alfandegado e de qualidade altamente comprovada. A idéia de se construir um píer turístico em Itajaí foi desenvolvida devido à localização estratégica da cidade, que é próxima dos principais pontos turísticos da região, como o Parque Beto Carrero World, em Penha; o Complexo Turístico Ilha de Porto Belo, e o parque Unipraias, no Balneário Camboriú, além dos municípios de Brusque, Blumenau e Joinville, ótimos para o turismo de compras. O píer funciona também para atracação de embarcações da Marinha do Brasil e àquelas destinadas a pesquisas oceanográficas e de navios mercantes que necessitam de reparos, além das embarcações de apoio.

Porto de São Francisco do Sul
É o principal porto graneleiro catarinense e essencialmente exportador. Administrado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, recebe embarcações com até 12 metros de calado. Seu canal de acesso tem 9,3 km de extensão e 150 metros de largura. Possui cinco berços de atracação, 975 metros de cais e três armazéns internos com capacidade de 78 mil m3. Suas instalações permitem o atendimento a granéis sólidos, líquidos, carga geral e conteinerizada. Fica na costa Norte, a 188 km de Florianópolis e a 567 km de São Paulo.

Porto de Imbituba
Gerenciado pela iniciativa privada, é um dos principais suportes da economia do Sul catarinense. Com cais de 300 metros de extensão, área terrestre de 1,55 milhão de m² e área aquática de 750 mil m², permite a operação de embarcações com até 10 metros de calado em seus quatro berços de atracação. Tem grande disponibilidade de área para armazenamento de carga e apresenta excelentes condições naturais. Localiza-se no litoral Sul, a 91 km da capital.

Porto de Navegantes
Empreendimento privado, o mais novo porto de Santa Catarina – Terminais Portuários de Navegantes S.A. (Portonave) – iniciou suas atividades em outubro de 2007, no município de Navegantes. Opera na margem esquerda do Rio Itajaí-Açu (de frente para o Porto de Itajaí). Possui cais com 900 metros de extensão e quatro berços de atracação.

Porto de Itapoá
O mais novo empreendimento do setor portuário do Sul do Brasil, o Porto Itapoá é um terminal privativo de uso misto para a movimentação de contêineres. A empresa tem como missão fornecer soluções logísticas com agilidade e eficiência. Com localização geográfica estratégica,condições naturais de profundidade e águas calmas da Baía da Babitonga o terminal é adequado para receber navios de grande porte, de até 9 mil TEUs, funcionando como um hub-port, um porto concentrador de cargas que possibilitará o atendimento tanto de transporte de longo curso como de cabotagem.